Loading…
JUÍZAS AFRICANAS REUNIDAS NO GABÃO

Notícia

A Juíza Conselheira Vice-Presidente do Tribunal Constitucional de Angola, 𝐕𝐢𝐜𝐭𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐈𝐳𝐚𝐭𝐚, participa, no 1.º Encontro de Juízas Africanas, em Libreville, Capital da República do Gabão.

O encontro que decorre de 03 a 06 de Maio de 2023, ancorado no lema “A Presença das Mulheres Africanas na Magistratura: Avaliação e Perspectivas", tem como objectivo criar um quadro de reflexão sobre os obstáculos enfrentados pelas magistradas africanas, é organizado pela Conferência das Jurisdições Constitucionais Africanas (CJCA) e pelo Tribunal Constitucional da República Gabonesa, com o apoio e participação do PNUD e da ONU Mulheres.

No evento, aberto pelo Presidente do Gabão, 𝐀𝐥𝐢 𝐁𝐨𝐧𝐠𝐨 𝐎𝐧𝐝𝐢𝐦𝐛𝐚, a Juíza Conselheira, Vitória Izata, fez, nesta quarta-feira, 03, uma breve comunicação sobre a “visão geral do estado da Igualdade de género e empoderamento das mulheres no poder Judiciário: experiência existente”.

Nos últimos anos, vários países africanos tomaram medidas para nomear mais magistradas a nível nacional, tendo o número aumentado de forma significativa em países como a Argélia, Angola, Quénia, Lesoto, Moçambique, África do Sul, Tunísia, Zâmbia e Zimbabué.